Páginas

terça-feira, 5 de setembro de 2017

COTO UMBILICAL - DRA. THÁBATA MOULIN ROSSI

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
O coto umbilical é um resquício do cordão umbilical, que era responsável por levar ao feto durante a gestação nutrientes e oxigênio vindos da placenta.
Qual a forma correta de fazer a limpeza?
Ela deve ser feita com álcool a 70% (não é o álcool comprado em supermercado, este é encontrado em farmácias, específico para uso como este), após o banho e após as trocas de fralda. Passar o álcool na base do umbigo e em toda a geleia branca.
O bebê sente dor durante a limpeza?
Importante lembrar que o bebê NÃO tem sensação dolorosa no coto umbilical, por este motivo ele não chora por sentir dor durante a limpeza. O que acontece, na maior parte das vezes, é que eles se "assustam" com o geladinho do álcool em contato com a pele ao redor.
Quanto tempo o coto umbilical demora a cair?
Ele geralmente cai entre 7 a 21 dias após o nascimento, tempo em que vai progressivamente secando, até sua queda completa.
Posso colocar moeda, outros objetos ou enfaixar a barriga do bebê para evitar hérnias umbilicais ou para acelerar a cicatrização?
Não! Está contra-indicado a colocação de objetos em cima do coto umbilical, com risco de infecções bacterianas (onfalite), podendo levar inclusive à internação do recém-nascido. A faixa não tem valor nenhum, pelo contrário, é mais um fator de desconforto abdominal para os pequenos.
O coto umbilical pode ser molhado, durante o banho?
Sim, pode e deve. Após o banho o único cuidado é secá-lo bem e fazer a higiene, conforme explicado acima. 
O coto umbilical pode sangrar?
É normal o coto umbilical apresentar PEQUENOS sangramentos, sujando um pouco a fralda. Não se assuste. Mas em caso de dúvida, consulte seu pediatra.
Atenção 
Saída de sangue vermelho vivo em maior quantidade, com cheiro desagradável ou se a pele ao redor estiver avermelhada ou inchada NÃO é normal e deve ser examinado pelo pediatra.
Espero ter ajudado
Dra. Thábata Moulin Rossi
Divulgação

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário