Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

EXPOSIÇÃO RESGATA PASSADO DE SÃO PEDRO DE ITABAPOANA


O fotógrafo capixaba Vitor Nogueira expõe fotos do distrito de Mimoso do Sul, no Sul do Estado, a partir de sexta-feira (29) até o fim de outubro

No fim da década de 1980, o fotógrafo Vitor Nogueira capturou com sua câmera o cotidiano de São Pedro do Itabapoana, vila localizada em Mimoso do Sul, no extremo Sul capixaba. “Dediquei um mês de trabalho”, recorda ele sobre o projeto realizado em 1989 e que no mesmo ano virou um livro composto por 32 fotografias.
“O grande barato foi que me dispus a fazer fotos não enfocando o patrimônio arquitetônico, mas as pessoas, pois achava que elas faziam o patrimônio”, diz Vitor, referindo-se ao fato de que o distrito, em 1987, foi tombado como sítio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura.
Corta para os dias atuais. Na noite da próxima sexta-feira (29), a partir das 18h, a localidade recebe diversas atividades, como exibição de curta-metragem e palestras, em comemoração às três décadas do tombamento do Sítio Histórico.
Junta-se a essa festividade a exposição fotográfica de Vitor. Por lá, o público poderá conferir tanto imagens que estão no livro citado – que será distribuído gratuitamente – quanto outros 50 registros feitos há 28 anos e que permaneceram inéditos até hoje, guardados nos arquivos do autor.
O fotógrafo à época voltou o seu olhar para os moradores mais antigos do vilarejo. Nos registros inéditos, ele revela os rostos mais jovens do local. “Cerca de 80% do pessoal retratado no livro já morreu. E agora volto com mais 50 fotos, a maior parte de crianças e adolescentes”, comenta o fotógrafo, ansioso pela reação da população de São Pedro em relação aos registros que ficarão expostos até o próximo mês.
A expectativa é justificada, afinal, as crianças dessas fotos, a exemplo da galera que pula o muro numa das imagens que ilustram essa matéria, devem estar o quê? Beirando os 40 anos?
Para Vitor, essa é uma chance de essas pessoas se enxergarem nas fotografias. ”Eu sei que de certa forma isso é um resgate e, ao mesmo tempo, um alicerce de cultura para eles mesmos”, conclui o fotógrafo.
Exposição
Abertura: sexta-feira (29), às 18h, em São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul.
Visitação: até o fim de outubro.
Entrada gratuita.
Informações: (27) 99902-1635.

Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário