Da lista dos 10 mais, todos estão no Sul do estado. Apiacá, Bom Jesus do Norte e Dores do Rio Preto lideram o ranking. São José do Calçado é o 6º.
Os 10 municípios com maior incidência de raios no Espírito Santo estão todos na região Sul do estado, segundo o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na segunda-feira (25). Apiacá, Bom Jesus do Norte e Dores do Rio Preto são os municípios com maior ocorrência.
O estudo foi realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Inpe a partir de uma rede que integra diferentes tecnologias para detectar raios em superfície e identificar os raios com maior precisão.
A cidade do Espírito Santo com maior incidência de raios é Apiacá, com 2,46 raios por quilômetro quadrado. Seguida de Bom Jesus do Norte (2,10) e Dores do Rio Preto (1,97).
O número é muito pequeno, se for comparado com o restante do país. A cidade que apresentou maior índice foi Santa Maria das Barreiras, no Pará, com 44,32 raios por quilômetro quadrado. No ranking nacional, Apiacá ocupa a 3.617ª posição.
Apesar de pequenas, a incidência de raios na região Sul do Espírito Santo é maior que a dos municípios da Grande Vitória, por exemplo. Na capital, a incidência é de 0,65 raios por quilômetro quadrado.
Confira as 10 cidades com maior incidência de raios por quilômetro quadrado no Espírito Santo:
Levantamento nacional
Comparado a outros estados, o Espírito Santo tem pouca incidência de raios. No Brasil, quem registrou maior densidade foi o Tocantins, com 17,1 raios por quilômetro quadrado, seguido do Amazonas (15,8) e do Acre (15,8).
Os outros estados que completam a lista dos 10 primeiros estados com maior densidade de raios são: Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2).
G1 ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário