Páginas

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MINISTÉRIO DA SAÚDE DECLARA O FIM DO SURTO DE FEBRE AMARELA NO PAÍS


Foto:Ilustrativa

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (06) o fim do surto de febre amarela no país. Desde junho, quando foi confirmado o último caso no Espírito Santo, o Brasil não tem registros da doença. Segundo a pasta, a prevalência da doença é nos meses de calor, entre dezembro e abril, e, com o fim dessa sazonalidade, a expectativa é que o número de casos diminua.
De acordo com o último boletim epidemiológico, desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos.
A Região Sudeste concentrou a maioria dos casos, com 764 confirmações, seguida da Região Norte, com dez, e Centro-Oeste, com três. As regiões Sul e Nordeste não tiveram confirmações.
No Estado do Rio de Janeiro, nove pessoas morreram em decorrência da doença. O último caso foi registrado no início do mês de agosto, quando um paciente de Nova Friburgo que contraiu o vírus veio a óbito.
Vacinação
Mesmo com a interrupção da transmissão da febre amarela, o Ministério da Saúde ressalta a importância de manter as ações de prevenção e de ampliar a cobertura da imunização contra a febre amarela para prevenir novos casos da doença no próximo verão. O Brasil adota o esquema de apenas uma dose da vacina durante toda a vida, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário