O chefe do setor de doenças infecciosas do Hospital Ferreira Machado (HFM), Nélio Artiles, reforça que ainda não há em Campos nenhum caso comprovado da doença, com sete casos suspeitos. Ele falou ao Campos 24 Horas nesta quarta-feira (18). Artiles considera a situação como das mais sérias da atualidade e diz que as pessoas, independente da idade, devem ficar em casa e somente sair em caso de extrema necessidade.
De acordo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde, até o momento são sete casos suspeitos notificados no município. Destes, dois cujos exames foram realizados em laboratório particular, o resultado deu negativo para Covid-19. Nos outros cinco, os materiais foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).
Destes cinco casos investigados, um deles teve contato direto com pessoa diagnosticada com a doença e os outros quatro possuem histórico de viagem internacional (Itália, EUA, Portugal e Espanha). Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.
Nélio Artiles diz que ainda não se sabe quanto tempo dura o vírus na superfície e que existem estudos que apontam que dure de um minuto até dias, mas nada ainda foi comprovado neste sentido. “Existem até relatos de que o COVID-19 dure até nove dias. A situação é trealmente muito séria”, acrescenta o infectologista.
- O que se tem que fazer é lavar a mão sempre e não é só com álcool gel, mas com água e sabão ou água e sabonete. Diminuindo a sujeira das mãos já é algo suficiente. Álcool gel é quando a pessoa não tem como lavar a mãos em determinado momento, aí você lança mão do produto. Não esquecer de que, se colocou a mão em qualquer superfície, tem que lavar a mão – finaliza Nélio Artilles.
Campos 24 Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário