Medida foi anunciada pelo secretário de Turismo e passou a valer a partir das 5h desta segunda-feira (16).
A entrada de veículos de turismo em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, está proibida para prevenção contra o coronavírus. A medida foi anunciada pelo secretário de Turismo, Olavo Carvalho, e passou a valer a partir das 5h desta segunda-feira (16).
Os veículos proibidos são ônibus de viagens, vans e similares. Os ônibus com viagens feitas pelas empresas 1001 e Salineira, além de carros de passeio não estão impedidos de entrar na cidade.
Os passeios de barco também foram cancelados.
Agentes da Guarda Municipal e policiais militares estão no pórtico que fica na entrada de Arraial do Cabo para garantir que o decreto seja cumprido.
A Prefeitura já havia publicado, na sexta-feira (13), um decreto proibindo aglomerações em locais fechados.
Segundo o secretário, houve um aumento no número de turistas que procuraram a cidade depois do decreto do Governo do Estado que suspendeu as aulas e proibiu aglomerações.
“Isso que espantou a gente. Já temos uma quantidade de pessoas que visitam a cidade nessa época e fazem passeio de barco, são 4 mil pessoas diariamente. Com o decreto, as pessoas acham que estão de férias e a procura aumentou”, disse o secretário.
O secretário reforçou que a medida tomada pelo município foi uma atitude emergencial.
“Não estamos confortáveis em tomar essa atitude porque a gente sabe que as pessoas vivem disso aqui, mas tomamos a atitude pra proteger essas pessoas que lidam direto com o público e também os idosos”, afirmou Olavo.
Ainda segundo o secretário, serão realizadas reuniões em parceria com as secretarias de turismo de Búzios e Cabo Frio, que também são cidades muito procuradas por turistas, para buscarem juntos uma forma de proteger toda a população.
Também serão realizadas reuniões com os profissionais que trabalham na área de turismo como passeio de barco e associação comercial.
Ainda segundo o secretário de Turismo, a partir desta terça-feira (17) uma conduta mais rigorosa será adotada.
Atividades suspensas na cidade
De acordo com a Prefeitura, além dos eventos públicos cancelados para evitar aglomerações e aulas suspensas por 15 dias a partir desta segunda-feira (16), também serão adotadas as seguintes medidas:
as aulas na rede de ensino público e privado, sem prejuízo do calendário recomendado pelo Ministério da Educação; (A compensação dos dias letivos suspensos serão oportunamente tratadas pela Administração Pública.) As atividades dos projetos Talentos da Terra e Guarda Mirim também são suspensas durante esse período;
o atendimento ao público nas repartições públicas municipais, ressalvados os serviços essenciais;
atividades coletivas e realização de eventos, que envolvam aglomeração de pessoas, ainda que previamente autorizados pelo Poder Público Municipal;
a presença de servidores em cursos externos, excetuando-se os já agendados que não permitam cancelamento, por 60 dias;
a entrada de ônibus de Turismo na cidade (exceto ônibus da Autoviação 1001 e Salineira);
todas as atividades turísticas, incluindo passeios de barco;
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário