Páginas

terça-feira, 3 de março de 2020

HELICÓPTERO DO CORPO DE BOMBEIROS EM ATUAÇÃO NA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE



Serviço realizado faz parte de um projeto piloto na região, com planejamento de ampliação das atividades da corporação com a utilização de helicópteros. Aeronave estará novamente na região no início de abril, durante o período da Semana Santa
Cidades do Norte e Noroeste Fluminense devem passar a contar com uma base aérea do Corpo de Bombeiros. Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, uma aeronave do Grupamento de Operações Aéreas-GOA esteve em atuação em operações diversas de resgate e salvamento na região. No sábado, por exemplo, a aeronave sobrevoou São Fidélis. O serviço realizado faz parte de um projeto piloto na região, com planejamento de ampliação das atividades da corporação com a utilização de helicópteros em todo o Estado. A aeronave, uma AS350, tipo Esquilo, denominada “Bombeiro 05”, pode ser empregada em multimissões, como salvamento terrestre, salvamento marítimo, resgate em acidentes de trânsito, transporte de vítimas graves para atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, entre outras. 
A operação feita em parceria entre CBA VIII-Atividades Especializadas, através do GOA, e o CBA IV-Norte Noroeste, com apoio do 5GBM-Campos e 21GBM-Itaperuna, serviu de projeto piloto para que seja implementado o serviço na região por definitivo em forma destacada, em períodos como carnaval, Natal e Réveillon, e feriados prolongados. A aeronave ficou baseada no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, de onde poderia se deslocar rapidamente para qualquer chamado de emergência. A expectativa de atuação da aeronave novamente na região é no início de abril, durante o período da Semana Santa. Até lá, o atendimento do Corpo de Bombeiros utilizando helicópteros na região Norte e Noroeste poderá ser feito com o acionamento em caso de necessidade com deslocamento do Rio de Janeiro até o local da emergência. A atuação contou com a mesma equipe que compõe as aeronaves na capital, com piloto e co-piloto, tripulantes especializados em salvamento e resgates marítimos, altura e montanha, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

SF Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário