Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O HOMEM QUE BOTOU ITAPERUNA PRA CORRER

O PROFESSOR DAS CORRIDAS QUE MUDAM VIDAS
Desde 2001, o professor Nivaldo Godoi Ramos, administra e coordena atividades físicas todos os dias pela manhã, das 7 às 8:30h, no Poliesportivo de Itaperuna, ajudando a mudar o comportamento sedentário de muita gente e promovendo saúde. Godoi, de origens militares, foi técnico da seleção de Atletismo do Exército e trouxe uma vasta experiência para a cidade. Ele cuidadosamente, pesquisou e selecionou um grupo de exercícios físicos, que pudessem ser aplicados de maneira gratuita a todas faixas etárias, de ambos os sexos, independente de condicionamento basal, classe social e outros, atuando em valências e qualidades físicas diferentes, para serem aplicados com prioridade em políticas publicas, buscando qualidade de vida para todos os interessados.
Assim, conseguiu comprovar que, para se praticar atividade física, bastam vontade e as condições naturais de um espaço qualquer. O trabalho de Condicionamento Físico Godoi-CFG, começa com uma série de alongamentos, aquecimentos, exercícios de coordenação motora, calistenia e outros. Em seguida, é feito caminhada/corrida, rampa, biomecânica da passada e postura, durante trinta a quarenta minutos, finalizando com alongamentos e abdominais. O programa de treino muda em velocidade, intensidade e volume conforme melhoria do condicionamento físico dos alunos.
A metodologia foi construída através de uma série de exercícios originados das seguintes escolas: Exército: treinamento físico militar, calistenia, acuidade visual e auditiva, comandos, didática militar e disciplina regulamentar, e Atletismo: coordenação motora, biomecânica do movimento, postura, treino intervalado e outros, trazendo a trajetória dos atletas de alto rendimento para a evolução técnica diária do cidadão comum. Os benefícios alcançados como combate à obesidade e à hipertensão, entre outros, estão nos relatos diários dos alunos que, hoje, já somam um cadastro de mais de 4.0000 pessoas, destas, 80 a 120 presentes diariamente. Também é desenvolvido um trabalho para os que praticam corrida rústica. O programa serve a atletas locais e de municípios vizinhos.
Nestes 14 anos, Godoi criou eventos de caminhadas e corridas na cidade, boas oportunidades para os alunos mostrarem potencial e sentirem o gosto de uma competição. Foram convidados por diversas vezes e compareceram, ídolos nacionais e internacionais do esporte. Com a as aulas diárias, os eventos e outras ações, conseguiu-se criar uma forte sinergia, resultando em um considerável número de pessoas praticando atividade física, especificamente a caminhada e a corrida.
O vitorioso projeto tem sido tema de acompanhamento, monografia e estudos de vários acadêmicos dos curso de Educação Física da FUNITA-Faculdade de Educação Física, e também dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Faculdade Redentor.
Nivaldo Godoi Ramos, sempre motivado e motivador, prepara mais um projeto, dentro do espírito militar: um curso de sobrevivência, estilo casca-grossa, para quem realmente deseja aprender -ou relembrar- como conseguir se virar em situações inesperadas nos diversos tipos de desafios da Natureza.
Atualmente, o professor ocupa o cargo de diretor municipal de Esporte de Itaperuna e é um dos diretores da Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro.

Blog do Nino Bellieny

Nenhum comentário:

Postar um comentário