Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

POLICIA MILITAR REALIZA FORMATURA DO PROERD NO DISTRITO DE BONSUCESSO – APIACÁ (ES)








O consumo de drogas tem se mostrado como um dos grandes problemas de saúde pública e de violência no Brasil. Estudos têm sido desenvolvidos, alertando para a necessidade de se implantar políticas que previnam o ingresso dos jovens no mundo das drogas.
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é um programa de educação preventiva ao uso abusivo drogas por crianças e adolescentes.
Eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais militares fardados e dos professores. 
O PROERD é aplicado hoje em 54 países no mundo e no Brasil em todos os Estados da Federação.
Os instrutores do PROERD são policiais militares fardados, capacitados, que auxiliados pelo manual do aluno, contam com a ativa participação dos professores.
As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. 
O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre Escola, Família e Polícia Militar.
O PROERD NAS ESCOLAS MUNICIPAIS BONSUCESSO E PASCOAL ASTOLFO 
Após apresentar o PROERD nas escolas municipais Bonsucesso e Pascoal Astolfo, localizadas na zona rural do município de Apiacá, o Sargento PM Moisés de Paula da Silva iniciou a aplicação do programa nas referidas escolas no dia 04 de agosto de 2015, para 13 alunos.
No dia 30 de setembro de 2015 foi realizada uma Cerimônia de Formatura dos alunos PROERD na escola municipal Bonsucesso, (Apiacá - ES).
Ao longo da aplicação do Programa, os alunos aprenderam não somente a dizer ‘NÃO’ às drogas, como também reforçar sua autoestima e resistir à pressão ao uso abusivo de drogas. 
Os alunos receberam um certificado atestando a participação deles no programa, como também oficializaram o compromisso de resistirem às pressões e servirem como multiplicadores dos ideais do PROERD.
Como parte das atividades em sala de aula, cada aluno, elaborou uma redação sobre o tema: “PROERD” e por meio de um concurso, foram selecionadas 04 (quatro) redações vencedoras. As crianças tiveram a oportunidade de expressar seus conhecimentos, adquiridos ao longo das 10 lições ministradas em sala de aula, com o devido acompanhamento das valorosas professoras Elma de Paula Moraes, Gecilvane Marques Astolpho e Shysleyly Montovani Campos, que abraçaram esta causa tão nobre de cunho social.
As alunas vencedoras como primeiras colocadas em cada turma foram:
· Lara Aparecida de Sá Moraes (aluna da professora Gecilvane Marques Astolpho e 1ª colocada da escola Pascoal Astolfo);
· Stephany Mirres Oliveira (aluna da professora Elma de Paula Moraes e 3ª colocada da escola Bonsucesso);
· Noêmia Cristina de Souza Dias (aluna da professora Elma de Paula Moraes e 2ª colocada da escola Bonsucesso);
· Gabriely Silva Fraga (aluna da professora Elma de Paula Moraes e 1ª colocada da escola Bonsucesso);
· Dentre todas as redações foi selecionada a considerada 1° lugar geral. A redação foi confeccionada por Gabriely Silva Fraga, aluna da professora Elma de Paula Moraes.
Segue abaixo a transcrição da redação 1º colocada geral:
O PROERD
O PROERD é um programa muito legal. Aprendemos muitas coisas sobre bebida alcoólica e outras drogas. Agora sei que o que as drogas podem causar a saúde das pessoas, e eu nunca vou querer usar drogas.
Eu não sabia que a bebida alcoólica e as outras drogas causavam tantas doenças, graças ao PROERD agora eu sei.
Aprendi também que quando o dependente tenta parar de usar drogas e não consegue, pode entrar em depressão e ficar agressivo.
Eu nunca imaginei que um dia faria o PROERD. Pensava que os policiais eram muito bravos, mas depois que conheci o PROERD, descobri que os policiais são muito legais.
Agora com as aulas do PROERD eu posso ser uma pessoa mais educada e legal com os outros.
O sargento Moisés falou que tem o PROERD para o 7º ano. Espero que quando estivermos lá possamos fazer o PROERD novamente.
Eu adorei o PROERD e espero que outros alunos também possam ter a oportunidade de participar deste programa.
Eu tenho 10 anos, sou aluna do 5º ano do ensino fundamental da escola municipal Bonsucesso e meu nome é Gabriely Silva Fraga.
Acompanhados do Instrutor PROERD Sargento PM Moisés, os alunos realizaram também o “Juramento do Aluno PROERD”, conforme descrito abaixo:
“EU, ALUNO PROERD, PROMETO A MEUS PAIS, AOS MEUS PROFESSORES, A COMUNIDADE, AS AUTORIDADES AQUI PRESENTES, e em especial, PROMETO A MIM MESMO, QUE FICAREI SEMPRE LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA, VIVENDO DE FORMA SAUDÁVEL, ASSIM EU JURO. VIVA O PROERD!!!” 
Estiveram presentes na Cerimônia de Formatura vários familiares dos alunos formandos, diretoras e professoras de escolas do município, autoridades municipais e autoridades militares, conforme listados abaixo: 
Senhora 2º Tenente PM Alzira Teodoro MOTA - representando o comando da 3ª Companhia do 3º Batalhão (Bom Jesus do Norte); 
Humberto Alves De Souza – Prefeito de Apiacá; 
Edson Francisco De Souza - Vice Prefeito de Apiacá; 
Senhor 2º Tenente PM Adeilson PADILHA Pains – Representando a Diretoria de Direitos Humanos e Policia Interativa da PMES; 
Márcia Maria de Almeida - Secretária Municipal de Educação; 
A Professora Shysleyly Montovani Campos Petine - Responsável pela Escola Municipal Bonsucesso (Bonsucesso); 
Ao final da Cerimônia de Formatura o Sargento PM Moisés ressaltou que a Policia Militar do Espirito Santo não medirá esforços para aplicar o PROERD para todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de Apiacá e que especialistas apontam que a prevenção primária é o melhor caminho para a problemática do uso abusivo de drogas.

Informações PMES
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário