Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE TAMBÉM VÃO COMBATER O AEDES AEGYPTI


A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana reuniu os 74 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município na última sexta-feira (08/11). No encontro, realizado na Faeterj, estes funcionários foram informados de que vão desempenhar as mesmas ações dos Agentes de Endemias no controle do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.
O novo tipo de atuação foi determinado pela Portaria n° 2.121 do Ministério da Saúde. A partir de hoje (11/01), os ACS farão visitas aos imóveis detectando possíveis focos do Aedes aegypti:
- Esse trabalho é intensivo e vai durar 30 dias. É um reforço fundamental na luta contra o mosquito. Mais uma vez pedimos à comunidade que colabore, recebendo-os em suas casas, explicou o secretário de Saúde, Sávio Saboia.
Além de buscar possíveis focos do inseto, os ACS vão conversar com os moradores e/ou proprietários sobre a importância de cada um fazer sua parte. Os técnicos vão orientar sobre como não deixar espaço para que os ovos eclodam, deem origem às larvas que, em poucos dias de transformam em mosquitos.
As autoridades de Saúde chamam a atenção para o fato que não adianta ter cuidados pessoais, como uso de repelentes e roupas compridas, se os focos seguirem aparecendo:
- A única forma de vencermos esse inimigo é acabando com seus criadouros. Estamos no início do verão e ainda deve chover bastante, por isso não podemos nos descuidar, finalizou a Prefeita Branca Motta.
Segundo o Ministério da Saúde existe outro agravante nesta época do ano. Com férias e viagens mais frequentes a circulação dos vírus pelo país deverá aumentar. Um turista que for picado pelo mosquito transmissor levará o vírus para sua cidade de origem. Se ele for picada, já na cidade onde mora, por outro mosquito este, por sua vez, picará outras pessoas aumentando o risco de contaminação.

Ascom 
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário