Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PREFEITURA DE BOM JESUS CRIA MEIOS PARA RECEBER DENÚNCIAS DE FOCOS DO AEDES AEGYPTI

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana criou mais dois canais de comunicação para receber denúncias de focos do Aedes aegypti no município. A partir de hoje, quem souber de locais que abrigam criadouros do mosquito pode ligar para (22) 3833-9675 ou enviar um e-mail para dengue@bomjesus.rj.gov.br.

As equipes criadas para o combate direto aos focos já receberam dois carros exclusivos para este trabalho e estarão em estado de alerta permanente. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro 90% dos focos de dengue estão em imóveis abandonados ou desabitados:
- Os agentes não podem invadir imóveis privados sem autorização, mas entramos em contato com os proprietários e pedimos autorização para buscar os focos nestes locais, explicou Sávio Saboia, secretário de Saúde.
A Lei n° 7.110, aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Pezão no fim do ano passado, autoriza o acesso dos agentes mesmo se o local estiver trancado, mas para isso deve haver risco iminente de epidemia. A Prefeitura já está elaborando um decreto para atender o disposto na lei.
Um dos motivos de sua criação foi a demora enfrentada por muitas prefeituras para conseguir liminares permitindo a entrada dos agentes em residências fechadas. A lei também obriga os proprietários a garantirem o acesso dos agentes de Saúde, contanto que eles estejam identificados e uniformizados.
Segundo a chefe do Núcleo de Saúde Coletiva (NUSC), Regina Coeli, todos têm o dever de cuidar de seu imóvel, mas também devem denunciar a existência de focos na vizinhança de sua casa ou de seu local de trabalho. Entre os dias 3 e 9 de janeiro, o NUSC recebeu 368 notificações de suspeita de dengue. Destas 354 são residentes na cidade e 14 não residem em Bom Jesus.

Ascom
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário