Luciano Carvalho, 35 anos, sofreu queimaduras de 1º e 2 grau
Um publicitário de 35 anos teve parte do corpo queimado após usar gasolina para colocar fogo em um fogão à lenha. O acidente aconteceu na localidade de Poço do Boi, interior de Mimoso do Sul.
Luciano Carvalho teve queimaduras de 1º e 2º grau no braço esquerdo e no peito.
Luciano contou que, por volta das 14h, estava no sítio e pegou uma tampinha com gasolina para colocar fogo no fogão à lenha. “Eu não vi que no fundo do fogão tinha uma brasa e, logo que joguei a gasolina, subiu uma labareda de uns quatro metros, como se fosse um jato de fogo. Com o corpo pegando fogo ainda eu e minha esposa ligamos uma bomba de água, ela encharcou uma toalha e jogou no meu corpo”, disse.
O publicitário ainda relatou que, ao chegar no hospital, ele e a esposa foram informados pelo médico que se a tolha molhada não fosse jogada sobre o seu corpo os ferimentos seriam piores. “Sempre usei gasolina para colocar fogo e meus pais e amigos me pediam para não fazer isso. Agora nunca mais. A dica é de que as pessoas não façam isso”.
Corpo de Bombeiros orienta sobre uso de combustível
De acordo com tenente Renan, do Corpo de Bombeiros, não é indicado o uso de produtos inflamáveis para acender qualquer tipo de fogo. “Eles emanam vapores inflamáveis e o incêndio começa neste instante, formando uma atmosfera explosiva. A orientação para acender churrasqueiras e fogões à lenha é usar álcool em gel, que queimará apenas a superfície. O risco de incêndio é reduzido”, disse.
O tenente ainda confirmou que o publicitário agiu corretamente ao jogar toalha molhada no corpo. “Cobrir a superfície e abafar o fogo evita que o oxigênio entre em contato com a chama. Caso a pessoa esteja sozinha e não tenha com o que se cobrir para abafar as chamas, deve-se rolar no chão. Porém, não é o mais viável, pois o chão pode estar sujo e assim contaminar a área queimada”.
O tenente Renan ainda explicou que, após a queimadura, a indicação é resfriar a área com água gelada e procurar ajuda medica. Nunca se deve utilizar paliativos caseiros, como pó de café, pasta de dente ou óleo de cozinha, pois podem contaminar a área.
Rômulo Muri/Do M1
Nenhum comentário:
Postar um comentário