A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana abriu na manhã desta quinta-feira (19/05) a 6ª Conferência Municipal das Cidades, sob o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”. Os debates vão até o fim da tarde, no Clube da 3ª Idade, e são abertos ao público.
Após a recepção e o credenciamento dos participantes, foi formada a mesa. O vice-presidente da comissão organizadora, Alessandre Seródio, saudou os presentes afirmando que tornar as cidades mais justas e equilibradas é um desafio complexo. “Temos que investir não apenas recursos financeiros, mas tempo, dedicação e criatividade para aproximar mais o poder público da sociedade”, disse.
Em seguida, foi a vez da coordenadora geral da Conferência, Scheila Brasil Spadarot Bulus, dirigir- se aos participantes. Ela agradeceu a todos e explicou que o evento é determinado pelo Ministério das Cidades e, sem ele, os próximos gestores municipais não poderão receber recursos estaduais nem federais:
- Nós não pensamos apenas no “agora”, pois nos comprometemos com a sociedade e as gerações futuras têm direito a uma cidade organizada e acessível, declarou.
O vice-prefeito Jarbas Borges, que representou a Prefeita Branca Motta na ocasião, fez uso da palavra. Ele lembrou que nas últimas décadas o número de pessoas e veículos nas ruas cresceu em progressão geométrica e que a cidade precisa se adaptar a essa condição:
- Temos que nos planejar para atender a todos, sejam pedestres, cadeirantes, idosos, jovens e motoristas. A cidade precisa de postura e a colaboração de todos, finalizou.
A primeira palestra do dia foi com o engenheiro José Calheiro Filho. Ele resgatou o lema da 5ª Conferência (realizada em 2013), “Quem muda a cidade somos nós” e apresentou algumas conquistas como as rampas para cadeirantes no antigo Fórum, na sede da Prefeitura e no CRAS Santa Terezinha. Citou também a definição de vagas para estacionar os carros que levam portadores de necessidades especiais.
Ainda estão marcadas palestras com o professor Anderson Fontes da Silva e o engenheiro André Raeli Gomes. Após elaboração e aprovação de propostas, serão eleitos delegados para a etapa estadual. A previsão de encerramento é às 17h30.
Blog do Jailton da Penha/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário