Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

PREFEITURA DE BOM JESUS VAI ENTREGAR CENTRAL DE REGULAÇÃO, POSTO MÉDICO E CENTRO VETERINÁRIO

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana vai entregar à comunidade, duas novas instalações. A primeira vai reunir a Central Municipal de Regulação e o Posto de Assistência Médica de Referência (PA) do centro. Os serviços serão abertos na terça-feira (28/06), às 19 horas (Rua Gauthier Figueiredo, 36 - antiga Casa das Meninas), passando a funcionar em seguida.

O local vai ser batizado com o nome de Salviano Guilherme Barrocas, médico que atuou durante muitos anos em Bom Jesus e faleceu em 2008. A nova central vai concentrar os serviços de agendamentos de consultas especializadas e de exames de laboratório, mamografia, tomografia, ressonância magnética e outros (rede própria, complementar e de referência).
O prédio terá dois consultórios médicos e vai receber os agendamentos específicos para o Consórcio de Saúde Pública do Noroeste (Conspinor), o Centro de Tratamento Oftalmológico do Hospital São José do Avaí, autorização de fisioterapia ambulatorial e hospitalar. Além disso, vai abrigar setores internos, como Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria.
Quem precisa de agendamentos para ABBR, Proasa (saúde auditiva) e Sistema Estadual (ambulatório e hospitalar) também deve procurar a Central de Regulação. Vão funcionar ali também o Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, os agendamentos de oncologia, doença renal crônica, terapia substitutiva e hematologia. Além do almoxarifado da Secretaria de Saúde:
- O local é bem no centro da cidade, numa rua acessível e poderemos prestar todos esses serviços de forma mais eficiente, afirmou a enfermeira Cláudia, chefe de Atenção Básica.
A segunda instalação é o Centro de Apoio aos Animais, que vai funcionar na Avenida Olímpica, 344 (quase esquina com a Rua 20 de Abril). O local, que será entregue no dia 27 (segunda-feira), às 19 horas, vai homenagear a memória de André Megre Carvalho, músico pioneiro no uso de cães guia para deficientes visuais em Bom Jesus. O centro é uma parceria com a Associação de Proteção aos Animais e à Natureza (APAN).
Dois veterinários e auxiliares, todos voluntários, vão dar consultas aos animais soltos e/ou abandonados, como cães e gatos, e serão avaliados. Segundo a presidente da APAN, Walquíria Rodrigues Pinto, o centro não será deposito de animais:
- O local não servirá para hospedagem dos animais. Todos os procedimentos serão realizados durante o dia e, depois de tratados, eles serão soltos, explicou Walquíria.
Um dos objetivos é o controle populacional de cães e gatos na cidade, fazendo a esterilização. No futuro poderão ser aceitos estagiários de medicina veterinária.

Blog do Jailton da Penha/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário