A comunidade do Alto Jardim, no município de Bom Jesus do Norte, recebeu o dia especial em Café Arábica realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O evento ocorreu no dia 21 de agosto.
Na ocasião, o extensionista do Incaper do escritório local de Apiacá Guilherme Bessa Miranda ministrou a demonstração de método sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA), que é uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Incaper que visa aumentar a eficiência produtiva das lavouras, reduzir seus custos de produção, alavancar os processos de certificação e a produção de café de qualidade.
As principais vantagens da PPCA são a redução média de 50% de mão de obra na colheita manual, maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos, aumento superior a 28% na produtividade média da lavoura em 5 colheitas, eliminação da safra zero na renovação da lavoura, facilidade de entendimento e execução, menor incidência e melhoria no manejo de pragas e doenças e maior estabilidade de produção na lavoura.
Ainda durante o evento, o extensionista Jarbas Teixeira Borges Junior realizou a coleta de solo para análise. “Embora seja uma tecnologia bastante divulgada, existem alguns produtores que ainda não a utilizam ou realizam a coleta do solo de maneira errada, o que atrapalha todo o restante do processo”, falou Jarbas. Ele ainda completou dizendo que o dia foi muito proveitoso, pois os produtores e palestrantes trocaram conhecimentos e experiências na busca por uma cafeicultura sustentável.
Aqui Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário