Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

PREFEITURA DE BOM JESUS DISCUTE CRISE COM GOVERNO DO ESTADO E ALERJ


A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, representada pela Prefeita Branca Motta, e prefeitos de outros 11 municípios do Noroeste fluminense se reuniram na quarta-feira (01/04) com o governador Luiz Fernando Pezão e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani.
Eles trataram de assuntos relativos à crise econômica que atinge a região de forma severa. O encontro foi no Palácio Guanabara e os prefeitos pediram apoio para enfrentar as dificuldades causadas pela queda nos repasses de royalties do petróleo, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e de receitas como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Prefeita de Bom Jesus solicitou ajuda para que seja feito um mapeamento aéreo do município, pois isso pode aumentar a arrecadação do IPTU, por exemplo. Branca Motta disse que o governador Pezão se comprometeu em dar suporte:
- Nossa arrecadação própria é pequena, já que não há recursos para fazer esse trabalho. Com o apoio das equipes do governo, vamos fazer esse estudo para aumentar um pouco nossas receitas, afirmou.
Os chefes do Executivo e do Legislativo do estado se colocaram à disposição para auxiliar os municípios na elaboração de projetos e na busca pelo aumento da arrecadação. Eles ressaltaram, no entanto, que a situação em todo o estado do Rio é grave, com pouca margem para auxílio financeiro. O presidente da Alerj falou sobre o corte de gastos e se comprometeu em articular uma reunião dos prefeitos com a Câmara dos Deputados.
- Colocamos as comissões da Casa à disposição para ajudar nos projetos. Com a queda nas receitas, nenhum prefeito vai conseguir cumprir compromissos, declarou,
O governador pezão afirmou que a crise atual é a mais grave dos últimos 32 anos e falou dos esforços que estão sendo feitos:
- Cortamos na carne e reduzimos as despesas, mas vamos atrás também das receitas, cobrando e negociando todos os dias com nossos devedores, relatou.
Também será marcada uma reunião do secretário de Estado de Fazenda, Julio Bueno, com os secretários municipais do Noroeste para auxiliar as prefeituras no corte de gastos e no aumento da arrecadação.
Além de Bom Jesus, participaram da reunião os prefeitos de Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai. Também estiveram no encontro deputados das comissões de Constituição, Justiça e de Finanças da Alerj; secretários de Obras, de Fazenda e subsecretário do Interior do Estado do Rio.

ASCOM PMBJI/Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário