Quando começou a operar, a Reciclar iniciou reciclando 67 toneladas de lixo
Três meses após ser inaugurada em junho deste ano, a Unidade de Triagem de Material Reciclável do Novo Eldorado já alcançou 270 toneladas no período, uma média de 90 toneladas em cada mês. A previsão do Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Jorge Rangel, que nesta quinta-feira (10) visitou o local, é que até dezembro a cooperativa praticamente dobre a produção e recicle cerca de 170 toneladas de lixo mês.
Quando começou a operar, a Reciclar iniciou reciclando 67 toneladas de lixo. “Há uma tendência clara de crescimento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Ambiental. Ele destacou a importância de haver uma adesão da sociedade à coleta seletiva para que gere mais renda as 38 cooperadas. De acordo com a presidente da Reciclar Campos, Maria da Penha Rodrigues, a renda média das cooperadas gira em torno de R$ 500.
– Pelo crescimento que estamos tendo, acreditamos que haverá um aumento na renda nos próximos meses – prevê a presidente da cooperativa.
Aos 60 anos, a cooperada Creuzete Rodrigues Mendes, conta que desde quando começou a trabalhar na Reciclar, sua vida mudou – ela trabalhou por mais de cinco anos no antigo aterro sanitário da Codin. “A minha vida mudou. A cooperativa foi fundamental para que isso ocorresse”, afirma.
Conforme Termo de Cooperação Técnica assinado com a Prefeitura, a cooperativa já recebe 90 toneladas do lixo seco da coleta seletiva do município. Todos os resíduos são separados, enfardados e vendidos para empresas que trabalham com reciclagem.
Campos 24Horas/Foto: Josy Alves/Sup. de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário