A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana iniciou hoje (03/09) mais um grupo do Projeto Maternidade Cidadã no município. Esta é a quarta etapa, das cinco previstas para 2015. Por enquanto o grupo tem 14 gestantes, mas as interessadas em participar podem se inscrever até o próximo dia 10.
O programa é voltado para o acolhimento das mulheres grávidas que fazem o pré-natal na rede pública de Saúde. Segundo a enfermeira Fernanda, coordenadora do trabalho, ele não é destinado apenas às futuras mães:
- Se o marido, a mãe ou um irmão delas quiser participar, será muito bem-vindo. O apoio da família é fundamental neste momento tão especial para qualquer mulher, explicou.
Os encontros do Maternidade Cidadã acontecem no P.A. (no centro da cidade). Até o dia 29 de setembro, médicos e enfermeiros vão falar da importância do pré-natal, dos momentos que antecedem o parto e dos cuidados com o bebê. Eles mostrarão que uma gestação tranquila e bem assistida reflete na saúde da mãe e do filho.
No encerramento do programa, cada gestante receberá dois kits: um para o dia-a-dia e outro para os curativos no coto umbilical. O primeiro é composto de banheira plástica, fraldas descartáveis e de tecido, sabonete de glicerina, saboneteira plástica, pomada antiassaduras e toalhinhas de mão. Já para os curativos, as mães receberão álcool 70%, hastes de algodão (cotonete) e gaze estéril.
As inscrições ainda podem ser feitas até quinta-feira da próxima semana no P.A., com a enfermeira Fernanda, que destacou o trabalho em equipe na área da Saúde da Mulher:
- O projeto tem obtidos resultados excelentes em Bom Jesus, mas isso só acontece graças ao empenho de todos os profissionais coordenados pela enfermeira Michelli, finalizou.
Ascom/PMBJI.
Blog do Jailton da Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário