Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BOM JESUS FAZ I SEMINÁRIO DO PNAIC


A Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus do Itabapoana realizou na terça-feira (29/09) o I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em 2015. O evento aconteceu no auditório da Faeterj e reuniu professores e pedagogos de todas as escolas da rede municipal.
O PNAIC é um compromisso assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios para assegurar que todas as crianças com até oito anos de idade estejam alfabetizadas. A meta deve ser cumprida até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental.
Na abertura do seminário, a secretária de Educação, Silvia Elena Almeida da Costa Linhares, ressaltou que o trabalho feito em Bom Jesus “já deu bons frutos”, pois o município teve a melhor pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano da Educação (IDHE) no Noroeste Fluminense:
- Ao mesmo tempo em que eu parabenizo o trabalho de todos vocês, eu os convoco para seguirmos em frente, pois o educador não pode para de aprender. Nós temos oportunidades para isso todos os dias, afirmou.
A coordenadora do PNAIC em Bom Jesus, Shirley Beja, mostrou como funciona o sistema do MEC que faz as avaliações do trabalho de cada escola, dividido em dez etapas. Ela pediu aos responsáveis para não atrasar os relatórios, pois só recebe a bolsa do programa quem está em dia com as informações: 
- Temos metas a cumprir com as crianças e com o MEC, mas o aproveitamento do pessoal tem sido bom e as bolsas demoram um pouco a chegar por causa da crise, explicou Shirley.
Em seguida a Chefe da Coordenadoria Técnica de Assuntos Educacionais, Maria Julia de Mello, deu uma palestra com o tema “Habilidades e Competências”. Ela lembrou o pensamento de Paulo Freire: “Existir é pronunciar o mundo, modificá-lo” para explicar que os professores não podem preparar suas aulas pensando apenas no “hoje”, já que o mundo muda a cada instante. Júlia falou do ensino por competências e da necessidade de exercitar o cérebro.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética, o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos, os conhecimentos oriundos das diferentes áreas e a ludicidade e o cuidado com as crianças.

Ascom 
Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário