Divulgação.
Ampliação dos canais de comunicação é apontada como grande responsável pelo aumento de cerca de 31% no desempenho da autarquia
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, fechou 2015 com resultado 31% superior ao de 2014 no que diz respeito a veículos recolhidos, e 18% no que tange às infrações aplicadas. Entre os dias 1º de janeiro e 30 de dezembro de 2015, o Detro aplicou 11.088 infrações e apreendeu 7.106 veículos, contra as 9.344 infrações e as 5.398 apreensões registradas no ano anterior.
Nas operações de combate ao transporte de passageiros sob cobrança não autorizada pelo poder concedente, foram recolhidos, em todo o Estado, 5.253 veículos, sendo 501 ônibus, 1.376 vans e 3.376 entre kombis, carros particulares e táxis irregulares. Já em relação às ações voltadas à fiscalização da frota regular – ônibus e vans intermunicipais – foram retirados de circulação 1.853 veículos, os quais foram flagrados sem condições de tráfego ou com documentação irregular, compreendendo 225 vans e 1.628 coletivos. A fiscalização ainda aplicou outras 3.861 multas em veículos regulares, sendo 473 em vans e 3.388 em ônibus.
Para o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o expressivo aumento no desempenho da fiscalização em 2015 resulta não somente da intensificação das ações e da maior produtividade, mas, sobretudo, das informações encaminhadas pelos usuários, primordiais no direcionamento das operações. “Acredito que o crescimento da fiscalização de transportes em 2015 têm relação direta com a maior participação e colaboração dos nossos usuários. O whatsapp e o aplicativo do Detro são uma realidade que comprovam que o olhar atento dos passageiros é o nosso melhor fiscal”, afirmou Osorio.
Ampliação dos canais de comunicação
A Ouvidoria Itinerante, lançada em março, e o aplicativo Fiscal de Bolso, assim como o WhatsApp Fale Detro, ambos criados em julho, foram apontados pela autarquia como os destaques de 2015. A Ouvidoria Itinerante, que colhe in loco as demandas da população, encaminhando-as de imediato à fiscalização, já visitou 45 municípios, gerando, em todas as suas edições, 777 multas, 258 apreensões e aproximadamente 1.500 reclamações registradas.
Em seis meses de funcionamento, o WhatsApp Fale Detro recebeu 9.358 mensagens. O aplicativo Fiscal de Bolso foi instalado por 3.600 pessoas e já conta com 2.035 registros. Da mesma forma, os canais tradicionais da autarquia, ou seja, telefone, e-mail e presencial, apresentaram aumento considerável em termos de solicitações. Nos últimos 12 meses, foram recebidas 8.807 reclamações, número 45,4% superior às 6.055 denúncias cadastradas no mesmo período em 2014.
"A principal missão do Detro é zelar pela segurança e qualidade dos serviços de transporte intermunicipal. A fiscalização reforçada ajuda a disciplinar o segmento e garantir a melhoria no atendimento aos nossos usuários", disse o presidente do Detro, Carlos Luiz Martins.
Assessoria de Comunicação Social.
Blog do Jailton da Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário