Um abono de R$ 1.327 foi anunciado na tarde desta terça (12) após sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Guarapari, desta vez, aprovado por todos os vereadores presentes. O valor será pago a todos os professores ativos, aposentados e pensionistas. Dessa forma, todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberão o benefício, ao que tudo indica, ainda este mês.
Os servidores que tenham exercido suas atividades de junho até o mês de dezembro de 2015, como é o caso de alguns Professores DTs, também receberão o abono, que será equivalente a 50% do vencimento, com um valor total de R$663,50. Ou seja, todos os que trabalharam na rede em 2015 receberão o abono, proporcional ao tempo trabalhado.
Segundo o Presidente da Câmara, José Vanderlei Astori, isso só foi possível porque o município conseguiu um crescimento da receita este ano, fruto da gestão dos recursos públicos implementada. Além disso, ele acrescenta que é um recurso do Governo Federal e não do município. “Estamos muito felizes em conceder esse abono, pois é uma ajuda muito grande para o trabalhador, principalmente da área da Educação”, disse o presidente.
Este é o primeiro movimento salarial dentro de cinco anos para a categoria. Os professores reivindicaram muito os seus direitos pelo aumento do salário em abril deste ano pelo reajuste de 7,5% retroativo. Os professores não receberam o aumento na época, com desculpa de que o município não poderia pagar o valor exigido.
Segundo o diretor do sindiupes, Profº Adriano Albertino, o sindicato dos professores já havia protocolado um ofício na Prefeitura Municipal, solicitando que o dinheiro do Fundeb fosse aplicado em forma de abono no fim do ano. “É uma vitória para a categoria. Claro que não é nenhum favor, mas é um recurso federal que sobrou como resíduo e que todos os servidores da educação serão contemplados”, completou Adriano.
Folha da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário