Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2016

DENGUE AVANÇA E SUPERA 27 MIL CASOS NO ESPÍRITO SANTO


Divulgação

O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostrou que os casos de dengue não param de avançar no Estado, chegando a um total de 27.030 notificações. Na semana passada, eram 24.549. Do total de casos notificados, 308 são suspeitos da forma grave, sete mortes foram confirmadas e 17 estão sob investigação.
O aumento se deu não só no número de casos de dengue, como também na lista de municípios com alta incidência da doença, prova disso é que na semana anterior um total de 23 cidades faziam parte desse ranking, enquanto que no presente momento, 25 engrossam a lista.
A maior parte das cidades que compõem o ranking de alta incidência de dengue está no Sul do Estado, entre elas Jerônimo Monteiro, que tem 2.658,6 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. A gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, afirma que diante dessa situação, uma força-tarefa foi enviada à região para ajudar no combate à dengue.
“São técnicos cedidos pela Funasa e pelo Ministério da Saúde. Nesse momento, eles estão em Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Rio Novo do Sul e Cachoeiro de Itapemirim. São pessoas com grande experiência em trabalho de campo”, declara.
Zika
Os casos de infecções pelo vírus da zika igualmente têm crescido. Até o momento 2.866 casos foram notificados e 63 confirmados. Além disso, foram notificados 96 casos de microcefalia, entre bebês nascidos ou em gestação. Desses, três casos foram confirmados.
“Mas ainda não fizemos a ligação desses casos com o vírus da zika. Podem ser por alguma outra infecção congênita, como toxoplasmose e citomegalovírus”, ressalta Gilsa.
O bairro Jardim Camburi recebeu ontem a Ação Integrada de Combate à dengue, pelo fato de liderar o ranking de casos suspeitos de zika e dengue em Vitória.
O trabalho de orientação e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti foi feito por uma equipe composta por agentes de endemias, moradores e 30 homens do Exército.
O 1° tenente e oficial de Comunicação Social do 38º Batalhão de Infantaria, Tiago Pereira de Souza, avalia os resultado como positivos. “Visitamos as casas em duplas e fomos muito bem recebidos pelos moradores”, diz.
Números
Espírito Santo
Dengue
São 27.030 casos notificados, 308 são suspeitos da forma grave. Sete mortes foram confirmadas e 17 estão em investigação.
Zika
São 2.866 casos notificados, 63 confirmados. Foram notificados 96 casos de bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia. Três casos foram confirmados. 

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário