Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

DESFILE DO DISTRITO DE CALHEIROS TEM A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA COMO TEMA




A edição 2016 do desfile escolar de Calheiros (2° distrito de Bom Jesus do Itabapoana) teve como tema “Água – Fonte da Vida”. O evento, organizado pela Escola Municipal Coronel Luiz Vieira, aconteceu na tarde do último sábado (11/06).
O desfile foi aberto pelo Tiro de Guerra 01-001, que apresentou, como novidade, o cântico da Marcha a Bom Jesus. Logo depois vieram as bandeiras e a flâmula da escola, conduzidas por alunos de várias turmas. O carro abre-alas representou o Batismo, que em várias religiões é feito com água.
A primeira ala simbolizou as “Águas do meu Rio Itabapoana!” e em seguida as crianças trouxeram uma torre para mostrar “Água gerando energia elétrica”. Na sequência veio a ala dos pescadores – “Água boa – peixe bom! Pescadores fazem a festa”. Seguindo no assunto alimentos, veio a quarta ala: “Água que faz fertilizar a terra”.
A próxima parte abriu o subtema Meio Ambiente, com três alas: “Água saudável é água sem poluição”, “Água – sua falta é um perigo para a humanidade” e “Água – Economizar é uma medida inteligente”. Depois, chegou o carro da “Água de Coco” e, encerrando o desfile, veio a ala das lavadeiras - “Água boa é a alegria das lavadeiras”.
Aproveitando o tema das mulheres que ganham a vida cuidando das roupas da comunidade, a aluna Pâmela e a professora Mariele fizeram uma homenagem à lavadeira mais antiga do distrito. Dona Maria Miranda de Oliveira ouviu emocionada os primeiros acordes da canção “Beijinho doce” e fez questão de cantar junto.
Em seguida, o vice-presidente da comissão de festa e administrador distrital, Maguinho, agradeceu os 5.600m² de calçamento das ruas, a construção de cozinha e refeitório na E.M. Luiz Vieira, o manilhamento do bairro Rosário, a reforma do PSF e, principalmente, os cinco quilômetros de asfalto até Aparecidinha. Segundo ele, o governo do Estado do Rio só fez a obra porque a prefeitura “mostrou a realidade local ao governador Pezão”.
A secretária de Educação, Silvia Elena Almeida da Costa Linhares, agradeceu o carinho da comunidade e homenageou a luta de Dona Maria Miranda para criar os filhos. Ela lembrou que, nos últimos oito anos, a gestão da Educação não foi voltada apenas para melhorar os índices, como o IDEB. Silvia destacou que houve grandes investimentos nos prédios das escolas, nos equipamentos, no transporte escolar – “havia ônibus com janelas de papelão e hoje são oito novos” – e nos terceirizados, agora todos licitados:
- Além de seguirmos a lei, geramos renda aos donos de kombis, pois todos são microempreendedores individuais, e às famílias que vendem seus produtos agrícolas sem atravessadores às escolas. O preço ficou melhor para as duas partes e elas viram que a roça é viável, comemorou Silvia.
A prefeita Branca Motta saudou a comunidade e agradeceu toda a equipe da escola de Calheiros e aos membros da comissão de festa, por compreenderem que a Prefeitura não poderia investir tantos recursos públicos nos festejos:
- Em tempos difíceis jamais poderíamos cortar custos na Educação e na Saúde. Entregamos um PSF novo a vocês há poucos dias e estamos cumprindo a promessa mais importante: a de reabrir os leitos de UTI no Hospital São Vicente, graças a uma gestão séria da Secretaria de Saúde, finalizou.
Encerrando as atividades da tarde o grupo de capoeira do projeto Mais Educação se apresentou sob o comando do professor Marquinho.

Blog do Jailton da Penha/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário