Contamos com a ajuda dos profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
O inverno não mostrou muito a sua cara neste ano, mas nem sempre foi assim: capixabas já trincaram os dentes com temperaturas bem próximas da casa do 0°C. Com a ajuda dos profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), separamos uma lista das temperaturas mais baixas já medidas pelo Instituto.
A campeã neste ranking não podia sair de uma região diferente. Da região Serrana, nas montanhas capixabas, o distrito de Pedra Azul, pertencente ao município de Domingos Martins, registrou 1,8°C no dia 29 de julho de 2008.
Apesar de não ter registros técnicos, a equipe do Incaper acredita que, em algumas áreas da região, a temperatura tenha caído para menos de 0°C. Isso porque as montanhas capixabas apresentam uma topografia irregular, que prejudica a medição em alguns pontos.
Outro município da região Serrana, Venda Nova do Imigrante, em 1979, viu o termômetro marcar 2,6 °C. E, segundo o meteorologista Hugo Ramos, é a topografia da região que justifica tanto frio.
"A temperatura na camada decresce em relação a altura. Em dias de tempo aberto diminui 1°C a cada 100 metros acima do nível do mar", explica o especialista.
Veja qual cidade registrou a temperatura mais baixa de cada região:
- Cachoeiro de Itapemirim (Região Sul) | 5,4°C, em Julho de 1979
- Linhares (Região Norte) | 10°C, em julho de 1979
- Vitória (Região Metropolitana) | 13,2° C, em 15 de julho de 1951
Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário