Páginas

sábado, 13 de agosto de 2016

SEM CHUVA, CACHOEIRA SECA EM BOM JESUS DO NORTE


Uma publicação de um membro de um grupo de rapel no Facebook datada em 11 de agosto de 2016, lamenta a quase total falta d’água em um dos principais ponto turístico de Bom Jesus do Norte, a Cachoeira Mangaravite.
A Cachoeira Mangaravite possui uma altura de 15 metros com capacidade de 20.000 HP. Aproveitada no passado pela Companhia Luz e Força de Itabapoana, hoje, é um dos principais pontos turísticos de Bom Jesus frequentados por aventureiros praticantes de diversos esportes radicais e amantes da natureza.
A Cachoeira Mangaravite é localizada no rio Calçado, que é um afluente pela margem esquerda do rio Itabapoana. Apresenta 37 km de extensão e drena uma área de 205 Km2. Após atravessar a zona urbana de São José do Calçado, o rio Calçado passa a marcar o limite entre esse município e o de Bom Jesus do Norte até desaguar no rio Itabapoana.
A crise hídrica que assola o Espírito Santo possivelmente é o principal responsável pela “Tragédia da Cachoeira Mangaravite”. Segundo o meteorologista Ivaniel Maia em entrevista ao Portal G1, entre os meses de janeiro e setembro de 2015, os registros de chuva no estado estiveram bem abaixo do que o esperado.
As fortes de chuvas de verão vieram muito abaixo da média e as “águas de março fechando o verão” também não bateram ponto no ano de 2016.
E não só a estiagem, mas também o desmatamento, a não proteção das nascentes, irrigação e o poder público também possuem sua parcela de culpa na “Tragédia da Cachoeira Mangaravite”.

ABCapixaba.TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário