Em uma Escola, no interior de Apiacá, professores e alunos se juntaram para desenvolver o projeto “Sustentabilidade e Agropecuária”, que abrange as disciplinas estudadas em sala de aula e os assuntos que fazem parte do dia a dia na agricultura e na pecuária.
O professor de Matemática, José Evandro de Almeida, um dos responsáveis pelo projeto, contou que conversando com alunos de 1° ao 3° ano da escola, notou que eles falavam com frequência de um produto químico muito perigoso, mas nada sobre o perigo do seu uso. Assim, então, surgiu o projeto.
“O projeto interdisciplinar busca alertar, conscientizar e apontar os riscos dos produtos químicos, além de apresentar os equipamentos necessários para prevenção da saúde do ser humano e da natureza”, explicou José Evandro.
Na disciplina de Matemática, os alunos fazem cálculos referentes à economia de água; em Geografia, professores e alunos estão catalogando e fotografando as nascentes das propriedades locais; em História, está sendo estudado sobre o município e suas transformações econômicas; em Língua Portuguesa, os alunos escrevem redações relacionadas aos assuntos trabalhados e, em Química, estudam os produtos químicos e suas consequências.
Para complementar o projeto, o técnico Alcélio Lamão Lazarine, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de São José do Calçado, deu uma palestra sobre o uso de agrotóxico nas lavouras cafeeiras e o destino correto das embalagens e resíduos após o uso.
A próxima palestra será com o chefe da Secretaria de Saúde de São José do Calçado, que falará sobre a construção de fossas sépticas para destinação do esgoto sanitário das residências. Segundo José Evandro, os alunos gostaram tanto da primeira palestra que já estão planejando convidar a família, comunidade e associação de trabalhadores para a próxima.
FONTE: SEDU
Nenhum comentário:
Postar um comentário