Será inaugurada nesta sexta-feira (29/05) a primeira Feira de Produtos Orgânicos em Bom Jesus do Itabapoana. O projeto faz parte de uma parceria que começou há cinco anos entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA), o SEBRAE e a Fundação Banco do Brasil (FBB).
A inauguração esta prevista para as 7h30min em frente à Secretaria de Saúde (pracinha da Bíblia) e reunirá todos os produtores do município inscritos no programa, além de dois agricultores de Varre-Sai:
- A feira vai acontecer toda sexta. Assim como produtores de outras cidades vão vender aqui, os nossos também participarão das feiras no outros municípios, explicou Alex da Silva Pires, chefe do Departamento de Agricultura e Inspeção da SMAMA.
O Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) começou há cinco anos no Noroeste Fluminense. Os produtores interessados em trabalhar com produtos orgânicos foram cadastrados e visitados por técnicos do SEBRAE. Em seguida, os aprovados receberam insumos de apoio, como caixas e bombas d’água, canos e adubo da FBB.
A SMAMA entrou com o transporte desses insumos e apoio para que a terra fosse arada, além de prestar assistência e acompanhamento aos agricultores. Esse trabalho também foi feito nos municípios de Natividade, Porciúncula e Varre-Sai. A partir daí, os agricultores formaram a Associação dos Produtores de Orgânicos do Extremo Noroeste Fluminense (APROENF):
- Aqui em Bom Jesus são oito produtores (quatro da parte alta e quatro da baixa) que mantêm o desafio de trabalhar com orgânicos. É um plano em longo prazo, mas quem perseverou, além de vender para a merenda escolar, alcança agora o público da cidade através da feira, explicou Pedro Lamas, assessor técnico do SEBRAE.
O projeto PAIS tem uma comissão de avaliação de produção, com representantes de todos os municípios, que avalia as propriedades pelo menos duas vezes por ano. Esse grupo concede os certificados de orgânico aos novos interessados. A APROENF tem hoje cerca de 50 membros:
- É mais uma forma que encontramos para apoiar nossos agricultores. Isso mantém a geração de renda no campo e preserva as famílias unidas em suas propriedades, trabalhando com o que sempre gostaram de fazer, finalizou a prefeita Branca Motta.
A Feira de Orgânicos será realizada toda sexta-feira, das 6 horas às 11 horas, em frente a Secretaria de Saúde. Os interessados podem ligar para (22) 3833-9600 para mais informações.
Ascom/PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário