A "panha" do café |
Convivência ao ar livre |
Declamação de poesia |
Café da manhã saboroso |
Frutas frescas na sobremesa |
Mais de 100 pessoas, entre adultos e crianças, participaram no domingo (24/05) da II Caravana do Agroturismo Religioso (A colheita do café) em Bom Jesus do Itabapoana. Os visitantes, que vieram de Vitória, Rio de Janeiro, Itaperuna e Varre-Sai, conheceram propriedades que oferecerem produtos orgânicos, refeições e opções de lazer rural.
A caravana saiu da na Praça Governador Portela (centro da cidade) em direção à parte alta do município. A primeira parada foi no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a cerca de 30 quilômetros da sede. Os visitantes foram recebidos pelas irmãs que cuidam do local.
Em seguida todos foram ao local do café da manhã: o sítio Boa Vista, de propriedade do casal Luiz Fitaroni e Rosane. Lá o grupo saboreou os melhores produtos caseiros, como broas, bolos, pães, biscoitos, sucos de frutas colhidas no local, café orgânico e leite in natura, ordenhado e fervido no dia.
Depois de seguir pelas típicas paisagens rurais, com direito a paradas para fotografias, a caravana chegou ao sítio Candelária, do de Jacó e Carmem Lúcia. Eles receberam os visitantes com música ao vivo e com muita alegria. Os filhos do casal tocaram moda de viola e um repentista animou a esperada hora do almoço.
Em seguida os integrantes da caravana puderam degustar uma típica refeição rural, com direito a torresmo com aipim, macarrão, frango caipira ensopado, lombo de porco assado e, como não poderiam faltar, couve, taioba e angu. Na sobremesa foram servidos doces e frutas frescas.
Enquanto os adultos se preparavam para o principal evento – o encerramento da “panha” do café – as crianças de divertiram com passeios nas redondezas. Elas puderam escolher entre explorar o local a pé, a cavalo ou de charrete. Por volta das 15 horas, o grupo participou do ritual do Encerramento da Colheita, quando os plantadores mostram o café daquela safra, soltam foguetes e fazem orações para agradecer pela boa colheita.
Na última etapa do passeio, que é opcional, a caravana seguiu para a localidade do Cachoeirão, onde assistiu à missa no rito tridentino na capela de São Geraldo Magela. O vice-prefeito Jarbas Borges, que acompanhou os visitantes, considerou o evento um sucesso:
- Os produtores ficaram satisfeitos. Eles se uniram em nome do projeto, que movimenta nossa economia. A próxima caravana está marcada para 5 de julho, na parte baixa do município, e será chamada de Agroturismo Tropical, informou o vice-prefeito.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário