A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana encerrou hoje a primeira turma em 2015 do Programa Maternidade Cidadã. A solenidade, realizada no auditório do P.A., contou com a presença de 26 gestantes, além dos futuros pais, familiares e autoridades.
A coordenadora do programa, enfermeira Michelli, abriu a cerimônia explicando que cada futura mãe receberia uma pasta com um resumo de tudo que foi ensinado nas palestras e atividades, dando mais ênfase para os cuidados com o bebê:
- Pequenos cuidados, como evitar assaduras, são importantes para o conforto do recém-nascido. Mas não podemos nos esquecer da saúde das mães, que deve ser acompanhada nas consultas pós-parto, declarou Michelli.
Em seguida foram exibidos dois vídeos: um falando sobre a evolução do feto no ventre materno e outro homenageando as futuras mamães. O presidente do SAAE, Guido Nunes de Rezende, que é um dos parceiros do projeto, aconselhou pais e mães para que demonstre carinho pelo bebê, pois assim eles vão chegar num ambiente favorável e harmonioso.
Os convidados para uso da palavra foram unânimes ao afirmar que o momento da gravidez é mágico, mas nem tudo sai como a mãe quer quando o filho cresce. Ele terá personalidade própria e os pais terão que entender, orientando-o, mas aceitando seus gostos e decisões.
O secretário de Saúde, Sávio Saboia, destacou a importância do pré-natal em todas as fases da gravidez e incentivou todas as gestantes a procurarem os serviços de Saúde do município:
- Recursos e profissionais existem e estamos trabalhando pra melhorar o atendimento. É ouvindo vocês que podemos ajustar o serviço de acordo com a necessidade, explicou Sávio.
No encerramento da solenidade as gestantes receberam um kit com produtos de higiene, fraldas e peças de roupa úteis na hora de ir para a maternidade e nos primeiros dias do bebê.
As participantes aprovaram a iniciativa. Maria Guilhermina Chaves, 19 anos, já é mãe de dois meninos de dois anos (gêmeos) e está no quinto mês de gestação de uma menina:
- É a segunda vez que participo. Relembrei muita coisa e aprendi outras novas. O programa é muito bom para todas as mães, disse.
O Programa Maternidade Cidadã é uma realização das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e habitação. A segunda turma de 2015 terá a primeira reunião no próximo dia 14 de maio.
ASCOM PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário