Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

BOM JESUS É MAIS EFICIENTE DO QUE O RIO DE JANEIRO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA


O município de Bom Jesus do Itabapoana vai receber o mesmo fator de premiação da Semana Anual de Mobilização Saúde na Escola do que a capital do estado do Rio de Janeiro. O prêmio é proporcional à eficiência das ações executadas em conjunto pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação.
Em 2014 a mobilização aconteceu entre os dias 7 e 11 de abril, mas por causa da crise econômica o governo federal atrasou a premiação. Apenas esse mês o Ministério da Saúde publicou uma portaria (n° 364) que determina a execução dos repasses.
O programa, que reúne profissionais das duas secretarias, prevê ações de prevenção de doenças evitáveis nas escolas municipais. Com palestras e conversas, crianças e adolescentes aprendem a ter cuidados básicos de saúde, como higiene, exercícios físicos e alimentação saudável. Os alunos se tornam multiplicadores desse aprendizado no meio familiar.
O prêmio é calculado da seguinte forma: 1/12 da parcela mensal repassada para cada Equipe de Saúde da Família (ESF), modalidade II, cadastrada no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Bom Jesus tem 11 equipes). Esse número é multiplicado pelo número de Equipes de Atenção Básica que atuaram na Semana Saúde na Escola.
Na comparação entre os municípios do Estado do Rio, Bom Jesus do Itabapoana, com pouco menos de 36 mil moradores, vai receber o mesmo valor da capital, com seus quase 6,5 milhões de habitantes: R$ 2.970,75. Outro comparativo pode ser feito com Itaperuna. A cidade tem aproximadamente 100 mil habitantes e é referência para a saúde hospitalar no Noroeste fluminense, mas terá direito a R$ 1.188,30 em 2015:
- Esse ano também cumprimos nossa parte, com a mobilização nas escolas entre 27 e 30 de abril. O atraso nos repasses não é confortável, mas não vamos desanimar, pois a prevenção evita gastos muito maiores no tratamento de doenças, afirmou a Chefe de Atenção Básica, enfermeira Cláudia. 

Ascom/PMBJI.
Blog do Jailton da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário