A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana (SMS) divulgou esta semana o número de notificações de casos de dengue no município em 2016. A quantidade de casos caiu significativamente, mas isso não quer dizer que o combate ao Aedes aeqypti será reduzido.
Segundo o secretário de Saúde, Sávio Saboia, a notícia é boa, mas a população não pode se descuidar. A orientação é seguir buscando e eliminando possíveis focos:
- É muito fácil, pois em dez minutos qualquer morador pode vasculhar seu quintal e evitar que pequenas quantidades de água se transformem em criadouros do mosquito, explicou.
Em dezembro de 2015 a média de notificações foi de 187 por semana, já em fevereiro, o número caiu para menos de 86. A redução é atribuída às campanhas de conscientização e o trabalho intensivo dos agentes de endemias e comunitários de Saúde. Essas ações deram bom resultado e vão continuar.
Diante da grande quantidade de pessoas infectadas, a comunidade reagiu bem aos apelos das autoridades e se empenhou na limpeza de seus quintais e calhas, por exemplo:
- A situação melhorou consideravelmente, mas não podemos relaxar. As equipes da prefeitura estão na rua e a comunidade é nossa parceira nessa luta, finalizou a Prefeita Branca Motta.
Os locais mais atingidos no período foram: Lia Márcia (51 casos), Carabuçu (49), Pimentel Marques (31), Centro (30), Santa Terezinha (28), Calheiros (25), Santa rosa (18), Asa Branca (13) e Bairro Novo (11).
Ascom
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário