Bom Jesus do Itabapoana melhorou a nota concedida aos portais de transparências pelo Ministério Público Federal (MPF). Na avaliação divulgada nessa quarta-feira (08/06) o município obteve 9,6, enquanto em 2015 a nota recebida foi 7,5.
Com esse índice, Bom Jesus se coloca em segundo lugar nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, ficando atrás apenas de Macaé (10). O Ranking da Transparência avalia o quanto os municípios e estados brasileiros são transparentes no uso do dinheiro público e ações dos governos.
A nota obtida pelo município é considerada excelente. Para ter um parâmetro, o índice nacional foi de 5,5 e o Estado do Rio atingiu 5,46. Entre todas as 92 cidades fluminenses, Bom Jesus se colocou na oitava posição, sendo superado apenas pelos municípios que conseguiram a nota máxima:
- Isso prova que a equipe da Prefeitura vem realizando um trabalho correto. Subir dois pontos nesse ranking é uma tarefa trabalhosa e esperamos chegar à nota 10 em breve, comemorou a Prefeita Branca Motta.
Em 2015 o MPF avaliou portais da transparência de todo o país e fez recomendações àqueles que precisavam corrigir ou incluir informações, dando um prazo de 120 dias para isso. Em abril e maio passados foi realizada um novo cálculo baseado num questionário da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro nos 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise avalia o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala de zero a dez.
Blog do Jailton da Penha/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário