Promovido pelo Sistema FIRJAN, em parceria com os cinco sindicatos patronais do Noroeste Fluminense, e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o curso “Como evitar problemas trabalhistas?” foi ministrado gratuitamente a empresários e representantes de indústrias da região nesta quarta-feira, dia 29 de abril, em Itaperuna. As atividades aconteceram no auditório da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Noroeste Fluminense.
A palestrante Cely Sousa Soares, advogada trabalhista e consultora da CNI, apresentou normas e procedimentos que as empresas devem observar desde a admissão de colaboradores até a rescisão dos contratos de trabalho. “Os principais erros cometidos pelas empresas em todo o processo estão relacionados ao desconhecimento da legislação trabalhista e de jurisprudência, que podem acarretar em prejuízos financeiros e operacionais”, analisou.
Os participantes também receberam informações sobre a administração de conflitos entre trabalhador e empresa, tanto por meio de Comissões de Conciliação Prévia quanto pela Justiça do Trabalho. Segundo a palestrante, a melhor opção varia de acordo com o estado e o setor. “Na maioria das vezes, a Comissão de Conciliação Prévia traz uma solução mais rápida e maior aproximação entre ambas as partes, o que não é comum na Justiça do Trabalho”, considerou Cely, que também tirou dúvidas sobre situações específicas enfrentadas por cada empresa.
O curso “Como evitar problemas trabalhistas?” integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), promovido pela CNI e pelas Federações das Indústrias, que visa desenvolver e aprimorar as habilidades e competências dos sindicatos e empresas, aumentando a profissionalização, o associativismo empresarial e a melhor gestão de negócios.
TVi
Nenhum comentário:
Postar um comentário