Santo Eduardo e Santa Maria ficam próximos de locais de surtos da doença.
Cidade já vacinou em janeiro número correspondente a todo ano de 2016.
A Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, informou na manhã da ultima quinta-feira (26), que vai ser feito o bloqueio contra o vírus da febre amarela nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria. Os locais estão próximos de municípios do Espírito Santo, onde foram registrados surtos da doença. A Coordenação de Vigilância em Saúde informou que neste mês de janeiro a cidade já vacinou o número correspondente a todo ano de 2016, contra a Febre Amarela. Porém, a quantidade de doses não foram divulgadas.
Na tarde de quinta, aconteceu uma reunião, em Miracema, no Noroeste Fluminense, entre a Secretaria Estadual de Saúde e os 16 municípios que terão a ação de bloqueio. No encontro foram definidas as estratégias de imunização. Miracema está a 100 km de Caparaó, cidade de Minas Gerais que já registrou casos da doença.
Além de Campos, a reunião conta com representantes dos municípios de Cantagalo, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai. Além destes, os municípios São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Sapucaia, Três Rios e Paraíba do Sul terão localidades específicas para a imunização, não sendo recomendada a vacinação de toda a população.
"As pessoas devem estar atentas aos critérios de vacinação. Estão sendo divulgadas em redes sociais muitas informações que não estão de acordo com as determinações que devemos seguir. Para realizar a vacinação neste primeiro momento, é necessário comprovar viagem para regiões de risco. As pessoas poderão comprovar que irão para estes locais apresentando bilhetes de pedágio, comprovante de passagem de ônibus, reserva de hotel ou comprovante de residência da casa onde ficarão", disse a coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira.
Recomendação
A Secretaria Estadual de Saúde recomenda que os municípios realizem a campanha em etapas, dividindo a população pelas faixas etárias (de 9 meses a 9 anos e 11 meses; 10 anos a 19 anos e 11 meses, 20 a 29 anos e 11 meses, 30 a 39 anos e 11 meses, 40 a 59 anos e 11 meses), entre os dias 28 de janeiro e 10 de março. Cada secretaria municipal de saúde deverá definir seu calendário de acordo com sua capacidade operacional e de armazenamento dos imunobiológicos.
Números divulgados
De acordo com os dados do Estado, divulgados em nota, até segunda-feira (23), foram notificados 421 casos suspeitos de febre amarela, com 87 óbitos em quatro estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo), além do Distrito Federal. Minas Gerais é o estado com o maior número de registros até o momento. Foram 391 casos suspeitos em 39 municípios, com 58 já confirmados. Deste total, 31 evoluíram para óbitos.
Do G1 Norte Fluminense, com informações da Inter TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário