Ao todo, a Sesa recebeu 35 notificações de suspeita da doença no estado.
Informação foi divulgada nesta sexta-feira (27).
A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou, nesta sexta-feira (27), que subiu para quatro o número de mortes investigadas por febre amarela, no estado. Ao todo, a Sesa recebeu 35 notificações de suspeita da doença, sendo um caso confirmado, um descartado e 33 ainda em investigação.
Dos 35 pacientes, quatro morreram, 15 tiveram alta hospitalar e 14 estão internados. Desses 14, nove estão estáveis e cinco graves. Um deles é o primeiro caso confirmado de febre amarela.
Municípios
A Sesa informou que outros 23 municípios foram incluídos na lista de vacinação cautelar no Espírito Santo, totalizando 60 cidades. O Ministério da Saúde ainda não confirmou a informação.
Ao todo, o estado já solicitou 2 milhões de doses de vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde. Um milhão já ao Espírito Santo e as vacinas foram distribuídas aos municípios.
Saiba mais sobre a febre amarela
Apesar de a febre amarela não ser registrada em meios urbanos desde 1942 no Brasil, o vírus nunca deixou de circular nas matas. Transmitido por mosquitos silvestres, periodicamente ele causa problemas. No dia 2 de janeiro deste ano começaram a ser registrados casos em Minas Gerais.
Deve tomar a vacina contra a febre amarela: morador de município com o vírus circulando ou visitante desses lugares, 10 dias antes de viajar.
Não devem tomar a vacina: grávidas, crianças com menos de seis meses, alérgicos a ovos e pessoas que vivem em áreas sem registro do vírus. Consultar um médico antes de se vacinar: pessoas com mais de 60 anos.
Sintomas da febre amarela: febre alta, pele e olho amarelos (o vírus lesiona o fígado) e hemorragia. Não pode pode tomar remédios a base de ácido acetilsalicílico.
Municípios onde há vacinação cautelar:
Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marilândia, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Afonso Cláudio, Ecoporanga, Colatina, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, São Gabriel da Palha.
Municípios que a Sesa quer incluir na lista:
Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Fundão, Ibiraçu, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Nova Venécia, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Vargem Alta, Marechal Floriano, Viana, Alfredo Chaves, João Neiva.
Do G1 ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário