Divulgação
A festa de São Sebastião em Varre Sai, no noroeste fluminense, promoverá a movimentação no comércio local com o turismo religioso. Essa, pelo menos, é a avaliação do padre Rogério Cabral Caetano. Todos os anos a cidade recebe devotos do santo mártir e movimenta as pousadas da região. A Festa que já é tradição começa na quarta-feira (11) com a abertura do novenário.
— A cidade de Varre Sai por estar localizada numa região privilegiada já recebe turistas durante todo o ano e com a festa do padroeiro esperamos aumentar o fluxo de turistas nesse período. Preparamos uma programação religiosa e cultural que esperamos agradar a todos — afirma padre Rogério.
Varre Sai é uma das cidades que possui um projeto de turismo religioso e histórico incentivado pela igreja católica. Padre Rogério Cabral Caetano promoveu a restauração de todo patrimônio edificado e agora planeja restaurar a igreja matriz de São Sebastião. O trabalho do padre vem sendo elogiado na cidade.
— Reconhecemos em Padre Rogério Cabral um trabalho empreendedor que visa a preservação de todo patrimônio da igreja católica na cidade. Restaurar e concluir as obras da parte edificada do antigo seminário foi um desafio. Hoje o local é um moderno centro de convenções e retiros. São obras que merecem destaque, pois representa resgatar e preservar o legado da igreja católica na cidade — observa o fotógrafo Valter Fabricante.
A programação festiva tem como objetivo a participação da comunidade de Varre Sai. Durante a novena nas missas os paraninfos foram convidados entre os participantes dos movimentos e pastorais, alem de integrar as diversas paróquias da Diocese de Campos com a presença de padres convidados para a pregação nas missas.
Uma das preocupações do padre foi manter sempre o caráter religioso da festa com as missas e no dia a procissão solene, que sai da Casa de Retiros Seminário de Varre Sai em direção a matriz de São Sebastião. Uma caminhada de fé e de espiritualidade.
— Sempre procuramos neste tempo de festa a integração de toda a paróquia. Na procissão todas as capelas participam com a imagem de seus padroeiros. Essa é uma forma de reunir as comunidades para juntas festejarem São Sebastião. Com isso temos aumentado o numero de devotos que neste dia aproveitam para pagar as promessas e pedir as bênçãos por intercessão do santo mártir — salientou Padre Rogério.
Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário