Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

PREFEITURA DE BOM JESUS DO ITABAPOANA PROMOVE ENCONTRO PARA DEBATER QUEDA NOS ROYALTIES.


A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana realiza nesta quinta-feira (26/03) um encontro entre prefeitos de todo o Noroeste fluminense, Sul capixaba e Zona da Mata Mineira, além de secretários municipais de Saúde e de Fazenda. 
A pauta principal é a queda de repasses estaduais e federais e o atraso no repasse de recursos para a saúde dos municípios. Só no primeiro trimestre de 2015 os royalties do petróleo caíram 80% em relação ao mesmo período do ano passado:
- Recebemos hoje e levamos um grande susto, pois dependemos desses recursos para custear os gastos, já enxutos, da administração pública, afirmou a Prefeita de Bom Jesus, Branca Motta.
O encontro será realizado a partir das 9 horas no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Bom Jesus), que fica na entrada da cidade (RJ-230, próximo ao entroncamento com a RJ-186).
Há 15 dias, prefeitos da região e da Zona da Mata de Minas Gerais se encontraram em Santo Antônio de Pádua, onde lançaram uma carta manifesto assinada por 13 chefes de Executivo. O documento foi enviado a vários níveis do poder público para explicar as dificuldades enfrentadas pelos municípios:
- Naquele encontro lançamos a semente. Agora vamos ampliar a discussão trazendo secretários dessas duas áreas: a que administra as receitas e a que não pode ser prejudicada, pois com Saúde não se brinca, informou a Prefeita.
A preocupação dos prefeitos é imediata, pois, segundo informações de Brasília, a situação pode se prolongar por mais de um ano. Medidas impopulares deverão ser tomadas para manter em dia: salários do funcionalismo, atendimento à Saúde e os repasses constitucionais, como para as Câmaras de Vereadores. A Prefeita Branca também explicou que, caso não aconteça uma recuperação nesses repasses, a parte cultural e o apoio às atividades da agropecuária ficarão seriamente comprometidas:
- Vamos seguir no compromisso de cumprir a lei e atender à população, mas temos que nos unir e deixar bem claro que municípios menores não sobrevivem sem estas receitas, finalizou Branca Motta.

Ascom/PMBJI.
Blog do Jailton da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário