Segundo determinação do Ministério da Saúde, todas as secretarias municipais de Saúde do país terão que recadastrar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para abastecer o novo banco de dados da Atenção Básica em Saúde, o E-SUS. Levando em consideração que um bebê deve tomar a primeira vacina antes dos 30 dias de vida, todo cidadão participará do banco.
O cadastramento vai ser feito pelos Agentes Comunitários de Saúde. Eles vão visitar 100% das residências do município para colher dados simples como: quantos moradores tem a casa, números de CPF, cartão do SUS e NIS (quando for o caso) e outros:
- Até para aderir um plano de saúde particular é preciso um número no SUS. Em mais de 90% dos casos, o primeiro atendimento é na rede pública, então é muito importante receber nossos agentes, explicou a enfermeira Cláudia, chefe de Atenção Básica em Saúde.
Ainda segunda a enfermeira, o objetivo do governo é saber a situação dos segurados do SUS e abastecer com informações atualizadas o novo bancos de dados. O E-SUS começa a funcionar em maio e receberá dados das prefeituras e dos governos estaduais.
Apesar de Bom Jesus ter, oficialmente, 35.659 habitantes a Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 40 mil moradores do município. Com o recadastramento, a cidade vai informar aos governos Federal e estadual que sua responsabilidade é muito maior. Isso pode trazer novos recursos.
A meta da secretaria é concluir o trabalho até julho e a coordenadora pede a colaboração da comunidade:
- Nossos agentes serão identificados e vestirão coletes amarelos. Receba-os com carinho, pois eles vão ajudar na melhoria do sistema. Quem não possui o cartão do SUS deve procurar o PSF mais perto de casa para mais informações, concluiu.
ASCOM/PMBJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário