Fotos: Divulgação e Reprodução.
A menina Julia Gomes Botagio Dias, de 3 anos, morreu na manhã de quinta-feira (19), vítima de dengue do tipo hemorrágica. Julia era de Miracema e estava internada na UTI Nicola Albano, no Hospital Dr. Beda, há 15 dias, mas não resistiu às complicações da doença. Ela foi enterrada no final da tarde, em Miracema.
Segundo informações, Julia começou a apresentar há duas semanas um quadro de febre alta, falta de apetite e fraqueza. Sua mãe a levou ao pediatra, em Santo Antônio de Pádua. Inicialmente ela foi diagnosticada como quadro viral, mas o médico pediu exame de sangue. No dia seguinte, a mãe de Julia buscou o resultado do exame e levou ao pediatra. As taxas indicavam a suspeita de dengue.
Julia foi transferida então para a UTI Nicola Albano no Hospital Dr. Beda, em Campos, 15 dias atrás. Exames posteriores detectaram que ela estava com dengue hemorrágica. Ainda de acordo com informações, os testes de sorologia e outros dois exames teriam comprovada dengue. As plaquetas da menina chegaram a 19 mil, enquanto o considerado normal são 250 mil.
Em função do falecimento de Júlia, a Câmara Municipal suspendeu a sessão de quinta. A menina era neta do vereador Genessi Rodrigues. Já a prefeitura garantiu que está sendo feito trabalho de prevenção e que sábado (21) acontece o Dia D, com equipes em todo município.
Diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas, antigo (CRD), Luiz José de Souza explicou que, em Campos, já foram registrados somente em março 60 casos de dengue, com a maioria de pacientes adultos. Atualmente, o vírus que está circulando na região é o sorotipo 1.
O médico lembra que o período de abril a junho é o de maior risco para qualquer município: “Especialmente depois da Semana Santa o cuidado terá que ser redobrado. É preciso que a população participe, verificando seus quintais para eliminar qualquer criadouro. E, a qualquer sintoma procure logo atendimento médico”, recomendou.
Blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa.Folha da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário