FOTO:URURAU.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da vacina quadrivalente contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para mulheres até 45 anos de idade. Até então, a recomendação era para a faixa etária de nove a 26 anos. A vacina protege contra verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e cânceres de colo do útero, vulva, vagina e ânus.
Além disso, a vacina também continua indicada para meninos de nove a 26 anos na prevenção de verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer de ânus.
A ampliação na faixa etária foi publicada no Diário Oficial (DO) da União de segunda-feira (09/03) e apesar da aprovação, mulheres que quiserem tomar a vacina devem fazer a aplicação na rede privada, pois no Sistema Único de Saúde (SUS) é oferecida para meninas entre nove e 13 anos, além de mulheres até 26 anos portadoras do vírus HIV.
A mudança foi feita a pedido da fabricante MSD, avaliando que imunizar mulheres com até 45 anos de idade apresenta eficácia comprovada e tem benefícios individuais relevantes de proteção contra a infecção pelo HPV.
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário