A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana já abriu inscrições para as primeiras turmas do Programa Antitabagismo 2015. Os interessados em deixar o cigarro podem procurar o P.A. ou as unidades do PSF para as inscrições.
Segundo a coordenadora do programa, enfermeira Michelli Batista Ferreira, o primeiro passo no tratamento é a vontade de curar o vício:
- Trabalhamos com o princípio de que, o primeiro passo é querer deixar o cigarro. Sabemos que não é fácil, mas com nossa equipe bem treinada e a determinação todos podem conseguir, afirmou.
O cadastro está aberto para a formação de grupos, que têm 12 pacientes no máximo. Eles são organizados de acordo com o interesse da maioria, determinando o melhor horário e o local para as reuniões. Em casos especiais, o tratamento pode ser feito de modo individual.
Outro fator importante é que o programa é totalmente gratuito: fornecendo medicamentos e ministrando palestras. O programa, implementado pela Prefeitura de Bom Jesus, tem o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Rio, que treinou os profissionais da área.
A enfermeira Michelli mostrou dados de pesquisas que mostram como a maioria das pessoas se viciou no cigarro. Grande parte teve o primeiro contato com o cigarro ainda na adolescência, por curiosidade ou mesmo para acompanhar os colegas de escola ou de bairro.
- O cigarro causa dependência química, como as drogas ilegais e seus efeitos são, além do câncer de pulmão, o enfarte e o AVC (derrame cerebral), fatais na maioria das vezes, concluiu a coordenadora.
ASCOM BJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário